domingo, 20 de junho de 2010

Mártires da igreja primitiva

 

Tertuliano, um dos pais da Igreja dizia que o sangue dos mártires era o adubo para o crescimento da igreja. Quanto mais os crentes eram massacrados, mais eles cresciam em número. Quanto mais se proibia o cristianismo, mas as pessoas reconheciam a Cristo como Senhor e Salvador, vindo com isso a morrer por sua fé. Segundo o escritor e pastor James Kennedy houve até os nossos dias cerca de 40 milhões de mártires cristão. A maioria dessas mortes acorreu neste século.

 martires-1

 

ESTEVÃO.

Foi o primeiro mártir da igreja cristã, e de acordo com a Bíblia ele foi apedrejado (At 7.54-60). Ele morreu orando e suas últimas palavras foram "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". João Calvino, reformador do século XVI, comenta essa oração de Estevão dizendo: "A nós convém, juntamente com Davi (Sl 31.1), entregar as nossas almas nas mãos de Deus diariamente, enquanto estivermos nesse mundo, visto que somos cercados por um milhar de mortes, a fim de que Deus possa livra-nos de todos os perigos; porém, quando tivermos realmente de morrer, e formos chamados para o outro lado da existência, então teremos que voar apoiados nessa oração - Que Cristo receba o nosso espírito. Pois ele entregou o seu próprio nas mãos do Pai, com esse propósito, o de guardar-nos para sempre. Isso serve de consolo inestimável. Essa esperança deve encorajar-nos a sofrer a morte com paciência".

 

TIAGO IRMÃO DE JOÃO.

O livro de Atos dos Apóstolos 12.1-2, foi morto à espada (aparentemente uma referência à decapitação) por ordem do rei Herodes Agripa I filho de Aristóbolo e neto de Herodes, o Grande. Sua irmã Herodias foi a responsável pela morte de João Batista (Mc 6.17-18)

As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas nas tradições da igreja; portanto não devemos dar muito crédito a nenhum desses relatos. A tradição da igreja mais aceita em relação à morte de um apóstolo é que o Apóstolo Pedro foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, em Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21:18). A seguir estão as “tradições” mais populares a respeito das mortes dos outros apóstolos.

 

SAULO “ PAULO”

O apóstolo Paulo foi torturado e depois decapitado pelo maligno imperador Nero em Roma em 67 d.C.

 

TIAGO IRMÃO DO SENHOR JESUS

Quando Paulo apelou a César e foi enviado a Roma por Festo, os judeus, desapontados em sua esperança de vê-lo atingido pela trama por eles armada, voltam-se contra Tiago, o irmão do Senhor, a quem os apóstolos haviam confiado o assento episcopal em Jerusalém. Tiago, o irmão de Jesus (não oficialmente um apóstolo), o líder da igreja em Jerusalém, foi atirado de mais de 30 metros de altura do alto do pináculo sudeste do Templo ao se recusar a negar sua fé em Cristo. Quando eles descobriram que ele havia sobrevivido à queda, seus inimigos o espancaram até a morte com um porrete. Este foi o mesmo pináculo para onde Satanás levou a Jesus durante a tentação.

 

MATEUS que havia sido coletor de impostos também chamado LEVI.

Mateus sofreu martírio na Etiópia, morto por um ferimento causado por uma espada. João esteve à beira do martírio, quando ele foi cozido em um recipiente enorme de óleo durante uma onda de perseguição em Roma. No entanto, ele foi milagrosamente livrado da morte. João foi sentenciado às minas na ilha de Patmos. Ele escreveu o livro profético do Apocalipse em Patmos. O apóstolo João foi mais tarde posto em liberdade e retornou para o lugar onde hoje fica a Turquia. Ele morreu velho, sendo o único apóstolo a morrer em paz.

 

BARTOLOMEU, também conhecido com NATANAEL 

Foi um missionário para a Ásia. Ele testemunhou onde hoje é a Turquia e foi martirizado pela sua pregação na Armênia, quando ele foi chicoteado até a morte. André morreu em uma cruz em forma de x na Grécia. Após ter sido chicoteado severamente por sete soldados, estes ataram o seu corpo à cruz com cordas para prolongar a sua agonia. Seus seguidores reportaram que, quando ele foi levado em direção à cruz, André a saudou com as seguintes palavras: “Muito desejei e esperei por esta hora. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela”. Ele continuou a pregar para os seus torturadores por dois dias até que ele morreu.

 

TOMÉ.

Foi atingido por uma lança na Índia durante uma de suas viagens missionárias para estabelecer a igreja lá.

 

MATIAS.

O apóstolo escolhido para substituir o traidor Judas Iscariotes, foi apedrejado e depois decapitado.

 

OURO, INCENSO E MIRRA!

Adora, Honrar e Morrer

tens isto a ofertar?

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Bíblia Sagrada

biblia2

  1. A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros
  2. A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos
  3. No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens
  4. A Bíblia contém 1189 capítulos e 31102 versículos
  5. O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas . Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
  6. Martinho Lutero foi o primeiro tradutor da Bíblia para a língua do povo alemão
  7. Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
  8. 42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
  9. Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
  10. Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares
  11. Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia. Há 594 capítulos antes e depois do Salmo 118
  12. O Versículo que se encontra no centro da Bíblia está em Salmo 118:8
  13. Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu
  14. Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais
  15. Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
  16. Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
  17. Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
Related Posts with Thumbnails